Se você pensa que empreender é abrir um negócio próprio, este post é para você!

Para começar, podemos separar os empreendedores em 2 grandes grupos: aqueles que empreendem por necessidade ou falta de opção, que só fazem isso para sobrevivem, e os empreendedores por oportunidade, que se identificam com determinado setor ou tipo de negócio.

É importante você saber, em princípio, em qual destes 2 grupos você se encaixa pois, às vezes, o seu negócio pode não estar dando certo justamente por você estar vendo nele apenas uma forma de ganhar dinheiro…

Empreender tem a ver com amor, pense nisso!

Para ser mais específica e te ajudar a descobrir qual é o seu tipo, vou citar os 9 estilos de empreendedores mais conhecidos do mercado:

Informal: ganha dinheiro porque precisa sobreviver e está muito ligado a necessidades, sem visão a longo prazo, atendendo apenas as necessidades imediatas. Trabalha para garantir o suficiente para viver, não gosta de se arriscar e não tem muitos planos para o futuro.

Cooperado: costuma empreender ligado a alguma  cooperativa, por isso para ele o trabalho em equipe é primordial. Sua meta é crescer até ser independente. Empreende de maneira muito intuitiva e sem muito risco pois, geralmente, dispõe de poucos recursos.

Individual: empreendedor informal que se formalizou pelo MEI e começou a estruturar sua empresa. Não pensa em crescer muito e é igado à necessidade de sobrevivência; geralmente, trabalha sozinho ou só com mais 1 funcionário.

 

Franqueado: teve a iniciativa de comandar um negócio em formato de franquia, pois se preocupa em ter renda mensal média e retorno do investimento.

 

Social: a vontade de fazer algo bom pelo mundo e ganhar dinheiro com isso move este tipo de empreendedor. Para eles, trabalhar em equipe é primordial e seu objetivo é mudar o mundo e inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo.

 

Corporativo: intraempreendedor, ou seja, o funcionário que empreende novos projetos na empresa onde trabalha. Seu principal objetivo é crescer na carreira profissional, com promoções e bônus.

Público: variação do corporativo, só que no setor governamental, ou seja, funcionário público preocupado em utilizar melhor os recursos e inovar em erviços básicos. Sua motivação está em provar que seu trabalho é nobre e tem valor para a sociedade.

Do conhecimento: usa seu profundo conhecimento em determinada área para faturar. Sabe capitalizar para empreender e fazer acontecer e busca realização profissional e reconhecimento.

Do negócio próprio: o mais comum – costuma abrir um negócio próprio por estilo de vida ou porque pensa grande. É o que mais se aproxima do visionário.

 

Qual é o seu tipo de empreendedor?

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